Visto que a amêndoa é nativa do Oriente Médio, é fácil assumir que a origem das amêndoas confeitadas (Jordan Almonds) se deu na Jordânia ou, pelo menos, no Oriente Médio. Mas a Jordânia é realmente onde as amêndoas confeitadas tiveram o seu começo? Por que a amêndoa confeitada é a favorita mundial em casamentos?
Onde surgiram as amêndoas confeitadas?
Historiadores de doces geralmente concordam que a origem das amêndoas confeitadas não é jordaniana. Acredita-se que o seu nome é uma versão corrompida de uma palavra francesa ou uma referência à uma variedade de amêndoa que cresceu ao redor do Rio Jordânia.
Alguns acreditam que “Jordan” é uma corrupção do nome da cidade de Verdun, no nordeste da França. Veja bem, o que nós chamamos de amêndoa confeitada é um tipo de confecção chamada dragée – o que significa noz revestida de açúcar – e o método de revestimento das amêndoas com açúcar foi desenvolvimento em Verdun, no início do século XIII.
Como surgiu a ideia de fazer amêndoas confeitadas?
Algumas sugestões para a origem das amêndoas confeitadas:
1º) As amêndoas e sementes revestidas com mel foram introduzidas por um padeiro romano e confeiteiro chamado Julius Dragatus. Suas confecções eram chamadas dragati e eram servidas pela nobreza em casamentos e nascimentos.
2º) Na Europa antiga, o açúcar era muito valioso e considerado medicinal. A partir disso, um boticário começou a revestir medicamentos com açúcar, chamando-os de dragée. Esse químico vivia em Verdun, e esta cidade tornou-se muito conhecida por suas dragées.
3º) Devido ao fato de que as amêndoas selvagens são tóxicas para humanos, percebeu-se uma maneira de domesticá-las para o consumo. Eventualmente, as amêndoas eram cultivadas em jardins e estas foram chamadas de “amêndoas de jardim”. Curiosamente, a pronúncia do inglês médio era “jordan” quando se referiam à palavra francesa e espanhola ”jardin” .
Por que as amêndoas confeitadas são clássicas em casamentos?
Apesar das amêndoas confeitadas parecerem ser uma moda de longa duração, essas guloseimas doces possuem uma história rica de simbolismo ao redor do mundo. Italianos têm servido as amêndoas confeitadas como “confetes” em casamentos por mais de 500 anos. Isso depois de ter servido amêndoas revestidas com mel por milhares de anos! Os italianos presenteiam com cinco amêndoas confeitadas brancas para simbolizar cinco desejos para a noiva e o noivo: saúde, riqueza, fertilidade, felicidade e longevidade.
No Oriente Médio, amêndoas confeitadas são consideradas um afrodisíaco, então há sempre em abundância para os recém-casados e seus convidados. As noivas gregas colocam as amêndoas confeitadas brancas em grupos de cinco, um número impar que é indivisível para simbolizar a unidade do marido e da mulher. O amargor da amêndoa coberta pela doçura do açúcar, remete que a vida é tão amarga quanto doce.
Nós podemos nunca saber qual é a origem das amêndoas confeitadas. Por hora, estamos contentes em aproveitar esse delicioso mistério.
Uma resposta
Amei conhecer a história, só que agora faço bodas de ouro, compro douradas?